Os alunos do 2.º ciclo do AEOB, a propósito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, no dia 23 de abril, realizaram uma exposição de marcadores de livros alusivos aos autores e escritores da nossa terra: Rosinda de Oliveira, Idália Sá-Chaves, António de Cértima, Arsénio Mota, António Capão, Acúrcio Correia da Silva e Armor Pires Mota.

Numa dinâmica de articulação interdisciplinar, os alunos pesquisaram  sobre os escritores e ficaram a conhecer um pouco da sua história, da sua origem e do tipo de obras que escreveram.

Nas aulas de Português, ilustraram o marcador com frases dos autores ou excertos da sua obra e, na aula de Inglês, preencheram um ID Card com a informação pessoal relativa a cada um.

Na Extensão Frei Gil, foram espalhados pela escola alguns cartazes para convidar os alunos, e toda a restante comunidade educativa, a visitar a exposição na Biblioteca Escola, bem como para  relembrar ou ficar a conhecer estes escritores.

Todas as turmas dos 5.º e 6.º anos da Extensão participaram nesta atividade com entusiasmo e curiosidade. Alguns alunos trouxeram de suas casas e de bibliotecas locais exemplares dessas obras para mostrar à turma.

Outra das formas de divulgação desta atividade foi feita através da entrega de alguns exemplares dos marcadores de livros em espaços públicos, na comunidade local. Por exemplo, dois alunos do  5.ºE, Lara Ferreira e Miguel Novo, deslocaram-se à Radiolândia - Museu do Rádio, em Bustos, e deixaram alguns dos marcadores feitos pela turma neste espaço.

A turma do 6.ºJ, dividida em pequenos grupos, efetuou trabalho de pesquisa e, também, elaborou breves textos biográficos sobre os autores locais abordados.

Os alunos do 6.ºG, no final das suas  pesquisas, criaram um site onde as mesmas estão guardadas e acessíveis a todos os alunos. Este site tem como propósito reunir informações acerca do património local  e será, portanto, atualizado sempre que surgirem novas recolhas relevantes para trabalhos futuros acerca do nosso património local.

Professoras do 220 -Extensão Frei Gil