Alunos da EB Frei Gil comunicam em inglês

com uma turma do Japão.

Durante o mês de novembro, através da aplicação Flip, alunos das turmas E e F do 5º ano e do 6ºJ comunicaram com alunos Japoneses do 6º ano da Escola Básica Shonan Gakuen - 湘南学園, em Fujisawa, Japão.

Os professores de ambos os países estabeleceram contacto através da ferramenta Flip, onde se inscreveram para se conectar com colegas professores de outros países.

O primeiro tema da nossa parceria foi a apresentação pessoal.

Os alunos do professor Oshimoto foram os primeiros a publicar os vídeos e, cheios de entusiasmo, os alunos da professora Ana Madalena prepararam as suas respostas que gravaram nas aulas de Inglês e na oficina de Comunicar com o Digital.

O Flip  é uma ferramenta que permite a criação e troca de material audiovisual sobre temas propostos pelos professores, onde os alunos podem criar vídeos, apresentar trabalhos e aprender juntos. Nestes vídeos os alunos podem aplicar filtros ou molduras, ao gosto de cada um e refletindo a temática em discussão. Os alunos têm, ainda, a possibilidade de responder aos colegas por escrito ou através de outro vídeo, interagindo e prolongando a discussão, sempre moderada por um professor.

A língua de comunicação foi naturalmente o inglês, concretizando um dos objetivos da Oficina Comunicar com o Digital, que promove e reforça as competências comunicativas dos alunos, desta vez a produção e interação oral e escrita na língua inglesa e aplicada à vida real.

Os alunos revelaram muito empenho e dedicação na realização desta atividade e esperam ter mais oportunidades como esta,  com os novos colegas japoneses.

Public@ndo, 05/12/2022