Foi com este mote que, no dia 1 de fevereiro, cerca de 35 professores da área das ciências exatas e experimentais e do 1º ciclo se reuniram, na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, para uma formação docente sobre o tema “Ensinar STEM com Science on Stage Portugal ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável”.
Nesta formação, os participantes puderam conhecer a plataforma europeia Science on Stage, de professores para professores, e a sua forma de adesão. Esta recorre à metodologia Inquiry-Based Leaning e envolve recursos educativos numa abordagem STEM (Science, Tecnology, Engineering and Mathematics) com o intuito de cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Foram três horas de trabalho, bem aproveitadas, que serviram para demonstrar o potencial das atividades e dos recursos Science on Stage para o ensino das ciências.
A ação de formação de curta duração foi acreditada pelo CFAECIVOB e dinamizada pelo Science on Stage Portugal que é apoiado no nosso país pelo NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação na Educação). A formação decorreu com a formadora Dra. Isabel Borges e contou com a participação da professora Liliana Fernandes, Embaixadora Science on Stage, e das professoras Fátima Pires e Flora Leiria que descreveram a sua experiência como participantes no Science on Stage em Portugal e no Festival Europeu que decorreu em Praga, em março de 2022.
Quem quiser fazer parte desta comunidade de professores para o ensino das ciências ou obter mais informações pode aceder ao website do Science on Stage Portugal:
Rua Dr. Acácio de Azevedo, nº 28
Tel: 234 747 747
E-mail: secretaria@aeob.edu.pt