No dia 1 de março as turmas 11ºF e 12º F, dos Cursos Profissionais de Comunicação e de Restauração, partiram em viagem até Pombal e Leiria, para realizarem aprendizagens práticas através da observação direta de contextos e procedimentos.

A  visita teve início na empresa SUMOL + COMPAL, em Pombal. Guiados pela responsável pelo departamento de comunicação, os formandos ficaram a conhecer a história da empresa, os produtos que comercializa e todo o processo de fabrico que decorre naquelas instalações. No final da visita, a SUMOL + COMPAL brindou o grupo com uma simpática lembrança – um bom exemplo de marketing.

Após o almoço no coração da cidade de Leiria, os alunos dividiram-se em dois grupos. Os formandos de comunicação visitaram o Museu da Imagem em Movimento (MIMO), onde puderam observar, com detalhe, os mecanismos que estiveram na base das primeiras animações audiovisuais, nomeadamente: lanternas mágicas, taumatrópios, fenacistoscópios, entre outros. Na seção do museu intitulada “Oficina do olhar”, os alunos puderam realizar diversas experiências baseadas na ilusão de movimento e no efeito da persistência retiniana, reavivando as aprendizagens das aulas de Comunicação Audiovisual. Já os formandos de restauração partiram para uma viagem no tempo, dentro das muralhas do Castelo de Leiria, através da atividade “À descoberta do castelo”. Mais tarde, também os alunos de comunicação se juntaram aos colegas de restauração e todos visitaram, no castelo, a Capela da Nossa Senhora da Pena, a Torre dos Sineira, a Torre de Menagem e os Paços Reais de onde puderam desfrutar de uma vista esplêndida da cidade de Leiria.

Os objetivos definidos para a atividade foram plenamente atingidos, num dia diferente de aprendizagem para os formandos e de convívio salutar entre alunos e professores.

Os professores: Luísa Salgueiro, Isabel Silva, Tito Ferreira e Paula Agostinho

Contactos

      Rua  Dr. Acácio de Azevedo, nº 28

  Tel: 234 747 747

 E-mail: secretaria@aeob.edu.pt