Na sequência das comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago, plantou-se uma oliveira no espaço ajardinado da ESOB, no dia 21 de março, tal como previsto inicialmente.
Os alunos do 12.º ano foram convidados a escolher um nome para “batizar” a oliveira, justificando essa escolha. Assim, depois de muita ponderação por parte das respetivas professoras de português, escolheu-se o nome proposto pela aluna Beatriz Moreira, do 12.º E – Memória. Na sua justificação, a aluna recuperou uma frase conhecida de Saramago “Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória” e acrescentou “as coisas que já nos aconteceram e as pessoas que já conhecemos estão, de certa forma, ligadas a nós, assim como José Saramago que, embora falecido, continua ligado aos portugueses, está na nossa memória”.
Foram ainda atribuídos prémios a duas outras alunas: Maria Brandão, do 12.º D e Ana Ferreira, do 12.º B, que optaram pelos nomes “Fénix” e “Sonho”, respetivamente.
As alunas foram agraciadas com um romance do Prémio Nobel.
A todos os alunos que participaram nesta iniciativa, o nosso reconhecimento.
Rua Dr. Acácio de Azevedo, nº 28
Tel: 234 747 747
E-mail: secretaria@aeob.edu.pt