Pela primeira vez e por mera coincidência, o chefe Tito Ferreira e eu, na qualidade de diretora de turma, recebemos informação sobre este concurso.
Ainda que bem avançado o prazo para a candidatura ao mesmo, acordámos entre os dois, e depois de falar com os alunos do 12.º F, curso de Serviço de Cozinha e Pastelaria, que esta seria uma oportunidade única de encarar um desafio até agora totalmente desconhecido para o grupo.
A resposta dos alunos foi unânime: Mãos à obra. Depois de uma leitura atenta do regulamento, de uma reflexão apurada e conjunta sobre os produtos a trabalhar para apresentar os 3 pratos exigidos pela prova (sopa, prato principal e sobremesa), foi necessário proceder com cuidado à elaboração das 3 fichas técnicas, respeitando rigorosamente as indicações precisas do regulamento do concurso.
E depois? Depois foi um trabalho de loucos. Para além das aulas práticas inerentes ao curso, imperava a necessidade de “treinar” os pratos a apresentar. Foram de facto, muitas as horas de trabalho, uma escolha minuciosa, com muita atenção aos detalhes que podem fazer toda a diferença num concurso; até os pratos a utilizar neste dia tão especial foram alvo de uma procura demorada.
No dia tão esperado, tudo a postos para a partida: material devidamente acondicionado (várias caixas!) e fardas e equipamento impecável. Estávamos muito orgulhosos dos nossos meninos e ficaríamos ainda mais ao longo de toda a prova. Calmos, coordenados como um relógio suíço, cumpridores de todas as regras e de todos os tempos. Serei demasiado chauvinista ao afirmar que se distinguiram claramente dos restantes grupos? Creio que não! Ganhámos? Não, não ganhamos. Pouco importa: concorremos ao lado de escolas de hotelaria de grande prestígio e não nos sentimos em nada inferiores. Mais, todo o grupo foi convidado pelo representante da Escola de Hotelaria de Coimbra, Chefe Luís Gomes, a passar um dia inteiro na sua escola para visitar as instalações, conhecer o espaço e, sobretudo, almoçar. O melhor prémio, o reconhecimento pelo vencedor de que afinal o nosso grupo tem valor. Bravo, meninos do Curso de Serviço de Cozinha e Pastelaria de Oliveira do Bairro. Bravo professor Tito Ferreira!
CELENE MARQUES, Professora de português e diretora de turma
Rua Dr. Acácio de Azevedo, nº 28
Tel: 234 747 747
E-mail: secretaria@aeob.edu.pt