No dia 6 de março de 2024, as turmas do 11.º e 12.º anos dos Cursos Profissionais da ESOB, 81 alunos e 8 professores, deslocaram-se ao Porto para visitar a Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego na Exponor e o Planetário – Centro de Ciência Viva.

A saída da ESOB foi às 8h30 como previsto. Na chegada, pelas 10h, verificou-se que já havia muitos autocarros com alunos de várias escolas, o que obrigou a um compasso de espera para a entrada na feira.

No recinto, o espaço estava ocupado por vários stands pertencentes a agrupamentos de escolas, escolas profissionais, universidades, institutos politécnicos e instituições públicas como a ANQEP, o IEFP, as Forças Armadas e as Forças de Segurança portuguesas, com uma oferta formativa muito diversificada. Os alunos puderam conhecer e explorar quais os cursos técnicos superiores universitários (CTESP) e as licenciaturas existentes e outras possibilidades de saídas profissionais. Houve também a oportunidade de assistirem e participarem em eventos que animaram e divulgaram as entidades organizadoras, como workshops, demonstrações, selfies, palestras, atividades desportivas e provas de algumas iguarias que estavam a ser confecionadas no momento. A Exponor dispõe de uma zona de restauração e uma sala onde foi também possível descansar e disfrutar da comida que se trouxe de casa. Às 15h, o grupo saiu da feira “carregado” de sacos com brindes das várias instituições presentes na feira, significando que valeu a pena a visita.

Pelas 16h, o grupo entrou no Planetário do Porto, onde visualizou duas sessões imersivas, subordinadas aos temas: «Poluição luminosa» e «A história da terra e da vida; A terra ontem, hoje e amanhã», acompanhadas de explicações do professor responsável pela projeção. As temáticas abordadas foram muito interessantes e pertinentes para os alunos já que se enquadram nas disciplinas de Área de Integração e de Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente na Educação Ambiental e no Desenvolvimento Sustentável.

Luiza Salgueiro