Nos dias 17 e 26 de abril, os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, foram até à capital.
Embora no dia 26 de abril tenha existido alguns ajustes em termos de horários e ordem da visita de estudo, o principal objetivo foi cumprido, que era conhecer os Museus da Presidência da República e da Eletricidade.
Fotografias do Museu da Presidência
Já em Lisboa, estes alunos começaram por contemplar a bonita paisagem junto à margem do Tejo, assim como a arquitetura moderna do MAAT o qual engloba uma central termoelétrica construída em 1908 – MAAT Central – e um edifício contemporâneo – MAAT Gallery – ligados por um jardim que se estende ao longo do rio Tejo – MAAT Garden. Para além da programação de exposições e atividades temporárias, o museu integra também exposições permanentes, como A Fábrica da Eletricidade na Central, ou as esculturas no exterior.
Durante a manhã, os alunos visitaram o Museu da Eletricidade, a primeira Central Termoelétrica do país convertida em museu para assinalar o centenário da chegada da eletricidade a Portugal em 1990. É um exemplar de beleza ímpar, de património histórico, industrial e arquitetónico no mundo, situado na frente ribeirinha da zona histórica de Belém e tem como principal coleção, para além do próprio edifício, a maquinaria utilizada no fornecimento de eletricidade à cidade de Lisboa e arredores, durante a primeira metade do século XX. Inclui dínamos e motores elétricos do século XIX, motores a vapor, caldeiras de alta pressão, geradores hidráulicos e outro equipamento.
O almoço decorreu pelo jardim Vasco da Gama, cujo nome homenageia o descobridor do caminho marítimo para Índia. Dispõe de amplos relvados e bastante sombra, permitindo a todos recarregar as baterias para mais uma visita, agora ao Museu da Presidência da República.
Localizado no Palácio de Belém, este museu pretende ser um testemunho da vida e da obra dos vários chefes do Estado português desde 1910. Representa uma das mais importantes fontes de conhecimento e divulgação da história da República Portuguesa e da instituição presidencial. Partindo de um projeto inicial do Presidente António Ramalho Eanes, foi concretizado pelo Presidente Jorge Sampaio, que o inaugurou a 5 de outubro de 2004. É detentor de milhares de peças, entre objetos pessoais, retratos, presentes de Estado e condecorações. O seu arquivo integra milhares de documentos que testemunham a vida pública e familiar da maioria dos Presidentes da República.
Por fim, puderam saborear uma das mais populares especialidades da doçaria Portuguesa – os Pastéis de Belém – eleitos em 2011 uma das 7 maravilhas de Portugal.
É caso para dizer que ficaram todos rendidos à vida citadina … O registo fotográfico foi uma constante da viagem para mais tarde recordar!
Finalmente, regressaram com o sentimento de terem passado um dia mesmo muito especial e mais enriquecidos culturalmente.
Fotografias do Museu da Eletricidade
Rua Dr. Acácio de Azevedo, nº 28
Tel: 234 747 747
E-mail: secretaria@aeob.edu.pt