No início de maio, os alunos do 11º ano visitaram o Sul de Espanha.

Primeiro dia – Granada – no Museu Parque das Ciências, explorou-se a interatividade do museu mais visitado da Andaluzia, com sete pavilhões de exposições de vários ramos da ciência, como a Física, a Química ou a Biologia. O museu abriga ainda um Borboletário Tropical, que encantou os visitantes. Da torre de observação, com 50 metros de altura, observa-se a cidade nos contrafortes das montanhas da Serra Nevada e alguns dos seus mais marcantes monumentos, como a Alhambra (o "castelo vermelho") - um exemplar grandioso de arquitetura medieval que data da ocupação moura. Em Alhambra, à tarde, numa visita guiada, foi possível acordar os sentidos, na explosão de cores, odores e sabores que emanam dos seus jardins.

Dia 2 – Málaga e Sevilha – desafiadora mas inesquecível, assim foi a visita guiada pelo Caminito del Rey, um percurso pedestre construído entre as quedas de água do Gaitanejo e do El Chorro para facilitar o transporte de materiais e a passagem dos trabalhadores de manutenção da central hidrelétrica da região. Em 1921, o rei Afonso XIII atravessou uma parte do caminho, o que lhe conferiu o nome. Percorrendo os passadiços, foi possível observar o desfiladeiro de Gaitanejo e o canyon Tajo de las Palomas, os bosques frondosos que crescem no meio das rochas e locais que conservam fósseis jurássicos. Ao fim da tarde, no Parque Maria Luisa, em Sevilha, fomos surpreendidos com uma exibição de dança flamenca, tradicional da Andaluzia.

Último dia – Sevilha – as atividades no parque Isla Mágica, pelo percurso através das seis zonas temáticas, permitiram conhecer, com muita adrenalina à mistura, costumes e lugares representativos da época dos Descobrimentos e sentir a física nos movimentos.

Balanço

 - Pelo contacto direto com a cultura e a língua espanholas, potenciador da produção e interação orais;

 - pelo conhecimento do património histórico e cultural desta região do sul de Espanha;

 - pela compreensão de temáticas estudadas, através da visita a locais e da interação com objetos (Caminito del Rey e Parque das Ciências);

-  pela consciencialização para o multiculturalismo, o plurilinguismo, a aceitação e o respeito pelo outro;

- mas também pelo relacionamento interpessoal aluno-aluno e professor–aluno.

Valeu a pena!

Volveremos.

!Hasta siempre, España!


 

Contactos

      Rua  Dr. Acácio de Azevedo, nº 28

  Tel: 234 747 747

 E-mail: secretaria@aeob.edu.pt