No passado dia 31 de janeiro, no Auditório da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, teve lugar a Sessão escolar no âmbito da iniciativa Parlamento dos Jovens. Presentes na sessão estiveram 31 deputados, representando as listas A, B, C e E. Os trabalhos da Sessão Escolar foram dirigidos pelo Presidente da Mesa, Tiago Melo e pelo Vice-Presidente, Simão Jesus, com o apoio da Secretária da Mesa, Joice Alves.
Numa sessão particularmente participada, foram apresentadas e debatidas as medidas de cada lista e, por fim, votadas aquelas que viriam a constituir o Projeto de Recomendação da Escola.
O Serviço de Psicologia e Orientação realizou nos dias 15 e 18 de janeiro de 2024 sessões de esclarecimento destinadas aos Encarregados de Educação dos alunos do 9º ano do Agrupamento. Nestas sessões foram apresentados os percursos formativos de ensino secundário de forma a preparar a escolha de um percurso escolar no próximo ano letivo.
O Dia da Escrita à mão celebra-se a 23 de janeiro.
Os alunos da E.B. de Oliveira do Bairro foram desafiados a "largar" os teclados dos computadores e telemóveis e, neste dia, refletirem sobre a importância da escrita.
Resultados 2023/2024
A Biblioteca Escolar agradece a todos os participantes. Parabéns aos alunos selecionados para a próxima fase!
É uma verdade incontornável que as crianças são mais genuínas do que os adultos, e o saber lidar com as emoções não é exceção. Muitas das vezes essa genuinidade, apesar de ser uma grande qualidade, torna-se um desafio, porque pode impedir que elas consigam comunicar de modo percetível com os adultos.
É a escola, o palco por excelência onde as crianças manifestam a todo o momento as suas emoções, pois são inúmeras e variadas as solicitações que recebem. Na maior parte das vezes, as crianças “traduzem “as emoções mais pelas ações que tomam do que pelo que verbalizam.
No âmbito do Projeto Toc(a)ler, dinamizado pelos professores de Educação Especial, os alunos com ACS da Escola Básica Frei Gil trabalharam o conto A noite de Natal, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tudo começou na biblioteca da escola, onde a professora bibliotecária aguçou a curiosidade dos alunos e "destapou" algumas páginas deste conto natalício. A partir daí, em contexto de CAA, os alunos deram graças à sua imaginação e, após terem explorado a obra página a página, recontaram-na de uma maneira bem colorida, estando o resultado final retratado em vídeo.
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