10 de dezembro

O átrio de entrada da Escola Secundária de Oliveira do Bairro tornou-se o palco principal das Comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste espaço encontra-se uma exposição de diversos trabalhos elaborados pelos alunos e desenvolvidos no âmbito da articulação entre as disciplinas de História A, História B e Psicologia.

O primeiro núcleo da exposição exibe cartazes criados pelos alunos do 2.º A, no contexto da disciplina de Psicologia, alusivos a biografias de personalidades mundiais, as quais, através da sua ação na defesa dos Direitos Humanos, se tornaram modelos de Inconformismo Social.

Há um inimigo silencioso a invadir o nosso concelho e também o País!

Durante a I Semana Nacional sobre as Espécies Invasoras, que decorreu durante o mês de outubro, duas turmas do 7º ano (F e G) da Escola Acácio Azevedo- Extensão Frei Gil tiveram a oportunidade de participar nesta iniciativa. No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, ficaram a conhecer o que são as espécies invasoras, de que forma elas promovem, não só, impactes significativos a nível ambiental, como também, a nível socioeconómico, e ainda, porque motivo são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade.

Após esta sensibilização, os alunos sentiram-se motivados a agir. Fizeram uma saída de campo, perto da Escola e, rapidamente, puderam constatar que, infelizmente, as espécies invasoras já começam a dominar as nossas paisagens! Há, de facto, um “inimigo silencioso”, que de uma forma muito subtil, está a invadir e ameaçar o nosso concelho, assim como, todo o País!

Apesar desta temática continuar a ser desconhecida por muitos, é importante que qualquer cidadão saiba, seja qual for a sua idade, que tem um papel relevante não só na prevenção das invasões biológicas, mas também, na mitigação dos seus impactes, por isso, o AEOB deixa aqui o alerta!