No âmbito do plano anual do Centro de Ciência, Tradição e Cultura/Clube Unesco, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, promoveu esta entidade a 4ª edição do concurso”Os nossos avós eram cientistas”, dirigido a Jardins-de-infância e Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico.
Trata-se de um concurso que procura incentivar o gosto pelas tradições, aliado à explicação científica das mesmas.
O importante é contribuir para que a nossa cultura e as nossas tradições sejam valorizadas, e que as novas gerações as conheçam, as divulguem e as preservem.
Neste sentido, o Jardim de infância do Troviscal, desenvolveu ao longo do 2º período, um projeto com o tema ”O sol e o vento na cura do bacalhau - a secagem como método de conservação”, no qual participaram as crianças, algumas mães, avós e bisavós.
Na sala observaram o bacalhau fresco, o processo de salga e a secagem do mesmo.
Selecionados em 1º lugar, na categoria de jardins de infância, irão receber o merecido prémio (livros, jogos,etc), no dia 25 de maio, em cerimónia a realizar na Escola Superior Agrária em Castelo Branco.
Troviscal, 22 de maio de 2019
A educadora Rita Magano

Realizou-se no dia 21 de maio de 2019, entre as 10:00h e as 17:00h, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, dedicada ao tema "Alterações Climáticas - Reverter o aquecimento global".
De salientar que a sessão decorreu na Assembleia da República e foi presidida pelo nosso aluno António Pato, da turma E do 12º Ano, ocupando o lugar habitualmente usado por sua Ex.ª Dr. Ferro Rodrigues.
Destaca-se também a participação da nossa aluna Sara Santos, da turma C do 12º Ano, que fez a reportagem do acontecimento para as redes sociais da Assembleia da República, como reconhecimento do trabalho realizado enquanto jornalista da sessão do ano passado.

Informa-se toda a Comunidade Educativa que nos termos do disposto no Decreto Lei nº 137/2012, de 2 de julho, o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, na reunião de 11 de abril de 2019 deliberou com 16 votos a favor e 2 votos contra, a recondução da professora Maria Júlia Ferreira Gradeço, no cargo de Diretora deste Agrupamento para o quadriénio 2019-2023.
Felicito, em nome do Conselho Geral, a Senhora Diretora pela sua recondução.
Oliveira do Bairro, 21 de maio 2019
A Presidente do Conselho Geral
Mª de Fátima Pataco

No âmbito do projeto BUG.IN.SEcT.BOX, da turma 10º A, fomos contactados pela jornalista Luísa Oliveira, da revista VISÃO, interessada em conhecer o nosso trabalho.

Aí está o resultado, entre os maiores produtores nacionais e os melhores investigadores na área, a nossa escola prepara o futuro de Portugal, assente nos objetivos para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.