Depois das papas de abóbora, assaram-se castanhas! Pelos vistos, eram quentes e boas!

Foi assim, que numa atividade para se comemorar o S. Martinho, os alunos de medidas adicionais da Extensão Frei Gil, da EB. Dr Acácio de Azevedo, arregaçaram as mangas para assar castanhas e assim estimular a sua autonomia pessoal. Fizeram-se cartuchinhos com papel de jornal, decoraram-se com quadras que foram pesquisadas e, mais importante, “encheram-se” com castanhas quentinhas, acabadinhas de assar.

E como partilhadas sabem ainda melhor, foi assim que se terminou a atividade, partilhando o “produto” final com todos os professores!

A 20 de novembro o AEOB tornou públicos os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em articulação com o GAA relacionados com a campanha nacional “Estendal dos Direitos” promovida pela CNPDPCJ (Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens), no âmbito do 29.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança pelas Nações Unidas.
Pretendeu-se com esta atividade alertar e sensibilizar para os principais pilares dos direitos das crianças: interesse superior da criança; não discriminação; sobrevivência e desenvolvimento; opinião da criança.
Esta temática foi abordada de várias formas nos diferentes níveis de ensino tendo sido estruturada de uma forma mais específica na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (alunos do 5º ao 8º ano), de onde resultaram as figuras humanas para os “arranjos” e para os “estendais” expostos nas escolas Dr. Fernando Peixinho, Dr. Acácio de Azevedo e na Extensão Frei Gil.
Os diversos Centros Escolares desenvolveram ainda atividades de sensibilização no âmbito desta iniciativa.
O envolvimento de todos os intervenientes foi muito positivo e os trabalhos resultantes bastante criativos.

No passado dia 3 de novembro, os alunos do 3ºA do Curso de Cozinha/Pastelaria do nosso Agrupamento, juntamente com o seu formador, Chefe Luís Gomes, participaram na V Gala Gastronómica das Estrelas da Bairrada, realizada no Hotel Paraíso, onde estiveram mais sete chefes da região. Os alunos manifestaram o seu contentamento e ficaram muito gratos por lhes ter sido proporcionada a participação no referido evento. Por parte da Diretora de Curso e Direção do Agrupamento, um bem-haja a todos os envolvidos.