Contos assinados sob pseudónimo, elaborados no âmbito do concurso nacional de contos "Coragem hoje, abraços amanhã!", promovido pelo Museu do Aljube - resistência e Liberdade.

Os trabalhos foram orientados pelas professoras de Português e História A - Rosa Guerra e Conceição Janeiro.

Os autores (e respetivos pseudónimos) são os seguintes alunos do 12.º D - curso de Línguas e Humanidades:

Bárbara Oliveira - Lycy Coragem

Luna Santanita - Lua Saluu

Santiago Quinonez - Nagatosi

Gonçalo Pacheco - Fernando de Oliveira

Duarte Gomes   -  João Neves

Alguns conselhos

| Podcast |

Dando seguimento ao projeto, no passado dia 3 de junho de 2022, os alunos do 7ºC dirigiram-se ao “Tampinhas” para despejar os quarenta e três garrafões de tampas angariados. Foi com entusiasmo e satisfação que contribuíram com o projeto promovido pela Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro. No próximo ano letivo, os alunos pretendem dar continuidade ao projeto.

Na disciplina de Ambiente e Sociedade, a professora desafiou os alunos das turmas F, G e I do 8º ano a participarem no Jogo Centro Circular, um concurso promovido pela CCDR Centro, em parceria com DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro), para promover os conhecimentos sobre economia circular junto da comunidade escolar da Região Centro. O jogo decorreu online, entre os dias 19 de abril e 31 de maio, e envolveu 1862 alunos do 3ºciclo. Os alunos corresponderam de forma bastante positiva e entusiasta, contribuindo para a pontuação geral da Escola que atingiu a 6ª posição, num total de 65 escolas participantes.

Durante uma atividade de pesquisa, a turma OB4, da Escola de Oliveira do Bairro, escolheu uma adivinha, passou-a no word e desenhou a solução.  Assim, surgiu o projeto de compilar todas as adivinhas e criar o livro digital.

Boas férias e ótimas leituras...

Os alunos das turmas A e E do 8º ano, na disciplina de Ambiente e Sociedade, elaboraram um conjunto de trabalhos essencialmente compostos por maquetas tridimensionais e cartazes informativos, sobre os problemas relacionados com os recursos hídricos (nascentes, águas subterrâneas, rios, mares e oceanos), nomeadamente a sua distribuição geográfica irregular, a escassez e dificuldades no seu acesso e ainda os vários tipos de poluição causados pela ação antrópica.

Estes trabalhos estão agora expostos no átrio da escola.