No Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, realizou-se uma atividade no âmbito do PES, Projeto de Educação para a Saúde, que apelou à prática de uma vida saudável com incidência no consumo de frutas. Na ESOB, Escola Secundária de Oliveira do Bairro, algumas auxiliares e elementos da equipa do PES decoraram uma zona do espaço exterior onde foram servidas as espetadas de fruta. Os alunos de Marketing do 1º A juntaram-se à iniciativa incentivando os colegas e professores a aproximarem-se das mesas e simultaneamente fizeram o registo fotográfico e de vídeo desta atividade comemorativa.
Cristiana Barroco, n.º 13 - 1.ºA, Marketing

No dia 10 de outubro de 2019 o AEOB associou-se à iniciativa nacional de assinalar o Dia das Acessibilidades.
Este desafio, lançado pela Associação Salvador, teve como objetivo sensibilizar os alunos e a comunidade para as dificuldades diárias das pessoas com deficiência motora, através de um Peddy Papper.
Será que estamos conscientes das dificuldades que estas pessoas passam? Veja o que descobrimos...

No passado dia 27 de setembro de 2019, os alunos, docentes e não docentes da Escola Básica 2,3 ciclos Drº Fernando Peixinho desenvolveram uma atividade interdisciplinar, dentro do projeto de flexibilidade, com o nome “O Arroz”, onde apesar de existirem arrozais tão perto da comunidade escolar e residencial, os alunos, na sua maioria, não sabem de onde ele vem.
Este dia iniciou com uma caminhada com cerca de 160 alunos, dos 2º e 3º ciclos, acompanhados por professores e auxiliares da ação educativa até aos arrozais, situados a aproximadamente 4,5 Km, no Parque do Ribeirinho. Tivemos o privilégio de sermos escoltados pelos senhores Guardas da Guarda Nacional Republicana, desde já o nosso maior agradecimento ao senhor Capitão de Infantaria, Comandante Cláudio Miguel Rodrigues Lopes pelo apoio que nos facultou.
Este dia ficou marcado pela encruzilhada de palavras, costumes (do tradicional à atualidade), regionalismo, culturas agrícolas; conhecimentos químicos e físicos; pelo estudo da natureza e do ambiente; distâncias; exercício físico; caraterísticas geográficas; as diferentes línguas a pronunciarem o mesmo tema, a evolução tecnológica, mas acima de tudo: pelo fato de se partilharem um conjunto de saberes fora da sala de aula e de um modo tão presente, tão palpável, tão saboroso, com um cheiro tão próprio de risadas, alegria, partilha e acima de tudo de aprendizagens.

Dia Mundial do Inseto ComestívelNo passado sábado, 26 de outubro, o projeto "BUG.IN.SEcT.BOX" esteve presente, como orador, na Conferência Comemorativa do Dia Mundial do Inseto Comestível.
Respondendo ao convite da Portugal Insect - Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insetos, os alunos do 11.º A comunicaram a sua experiência, explicando como desenvolveram o projeto e como reagiu a comunidade, representando o nosso agrupamento e o nosso concelho, mostrando que Oliveira do Bairro está a trabalhar na linha da frente para a Sustentabilidade.
Para saber um pouco mais do nosso projeto, aqui fica um pequeno vídeo.

Dia Europeu das Línguas 2019

Dia Europeu das Línguas 2019 Dia Europeu das Línguas 2019 Dia Europeu das Línguas 2019 Dia Europeu das Línguas 2019

Por iniciativa do Conselho da Europa, sedeado em Estrasburgo, desde 2001, o Dia Europeu das Línguas tem vindo a ser celebrado, todos os anos, no dia 26 de setembro.
Os objetivos gerais do Dia Europeu das Línguas são os seguintes:
- Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;
- Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;
- Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e fora da Escola, seja para fins académicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.Entre 25 e 27 de setembro, o Departamento de Línguas deste Agrupamento desenvolveu algumas atividades para a comemoração do Dia Europeu das Línguas.