A Campanha Papel por Alimentos é dinamizada anualmente pelo Banco Alimentar contra a Fome. Consiste na recolha de diferentes tipos de papel (usado, livros, envelopes, papéis publicitários, entre outros), que, depois de reciclados serão transformados em alimentos, posteriormente distribuídos por diversas instituições de solidariedade social.

O grupo de EMRC e os projetos Eco-Escolas do Agrupamento associam-se a esta campanha e convidam toda a Comunidade Educativa (professores, pessoal não docente, alunos, pais e encarregados de educação) a participar ativamente na mesma, ao entregar, nos sítios definidos por cada escola papel e cartão.

A Campanha decorre durante todo o ano, estando previstas entregas mensais ao Banco Alimentar Contra a Fome (o papel será transportado até às instalações do Banco Alimentar contra a Fome pelas IPSS que beneficiam da Campanha).

As Instituições Particulares da Segurança Social beneficiárias da Campanha são as seguintes (no caso de haver um grande volume de papel doado poderão ser acrescentadas IPSS, sempre do concelho de Oliveira do Bairro):

 

ESOB e Escola Básica Acácio de Azevedo – Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro

Escola Básica dr. Fernando Peixinho – Centro Social de Oiã

Escola Básica Frei Gil – Centro Social e Paroquial da Palhaça

 

 

 

 

Alimentem esta Ideia!

O grupo de EMRC e os projetos Eco-Escolas do Agrupamento

 

 

 

 

 

Manhã de festa desportiva do Agrupamento!

1821 participantes, entre os 4 estabelecimentos (2º, 3º ciclos e Secundária) do AEOB + o IPB.
 
 
                          Classificação final:
  Infantis A Femininos
1º Bruna Capão - 5ºC
2º Matilde Ruivo – 5ºA
3ºMarta Rangel – 5ºD

 Infantis B Femininos
1º Beatriz Jesus - 7ºA
2º Alícia Marques – 7ºA
3º Beatriz Nunes – 7ºG

Iniciados Femininos
1º Carolina Cruz - 8ºJ
2º Luana Lopes – 7ºD
3º Carolina Figueiredo – 8ºF
 
Infantis A Masculinos
1º Xavier Neves - 5ºC
2º Renato Marques – 5ºG
3ºIvo Neves – 5ºE

Infantis B Masculinos
1º Rodrigo Ferreira - 6ºE
2º Elias Pereira – 7ºK
3º Gabriel Pinho – 6ºA

Iniciados Masculinos
1º Pedro Freitas - 8ºA
2º José Fidalgo – 8ºG
3º Mateus Mota – 9ºG
  Juvenis Femininos
1º Beatriz Azevedo - 12ºB
2º Mariana Oliveira – 11ºB
3º Luciana Santos – 12ºB 

Juvenis Masculinos
1º Mateus Pinto - 12ºC
2º José Azevedo – 10ºC
3º David Pereira – 12ºB  

 Juniores Femininos
1º Hanifa El Khatib - 12ºF
2º Mariangel Vargas – 12ºF
3º Tatiana Barbosa – 11ºD
   

Juniores Masculinos
1º Henzo António - 11ºC
2º Vasco Saraiva – 12ºA
3º Jonathan Pereira – 12ºF

 

 

 

 

Alunos da EB Frei Gil comunicam em inglês 

com uma turma do Japão.

 

 

Durante o mês de novembro, através da aplicação Flip, alunos das turmas E e F do 5º ano e do 6ºJ comunicaram com alunos Japoneses do 6º ano da Escola Básica Shonan Gakuen - 湘南学園, em Fujisawa, Japão.

Os professores de ambos os países estabeleceram contacto através da ferramenta Flip, onde se inscreveram para se conectar com colegas professores de outros países.

O primeiro tema da nossa parceria foi a apresentação pessoal.  

Os alunos do professor Oshimoto foram os primeiros a publicar os vídeos e, cheios de entusiasmo, os alunos da professora Ana Madalena prepararam as suas respostas que gravaram nas aulas de Inglês e na oficina de Comunicar com o Digital.

O Flip  é uma ferramenta que permite a criação e troca de material audiovisual sobre temas propostos pelos professores, onde os alunos podem criar vídeos, apresentar trabalhos e aprender juntos. Nestes vídeos os alunos podem aplicar filtros ou molduras, ao gosto de cada um e refletindo a temática em discussão. Os alunos têm, ainda, a possibilidade de responder aos colegas por escrito ou através de outro vídeo, interagindo e prolongando a discussão, sempre moderada por um professor.

A língua de comunicação foi naturalmente o inglês, concretizando um dos objetivos da Oficina Comunicar com o Digital, que promove e reforça as competências comunicativas dos alunos, desta vez a produção e interação oral e escrita na língua inglesa e aplicada à vida real.

Os alunos revelaram muito empenho e dedicação na realização desta atividade e esperam ter mais oportunidades como esta,  com os novos colegas japoneses.

    Public@ndo, 05/12/2022

 

 

 

No passado dia 2 de dezembro de 2022, decorreu, no auditório da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, a cerimónia de tomada de posse dos novos elementos da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, para o ano letivo 2022/2023.

Decorrente das eleições realizadas no dia 24 de novembro do ano corrente, onde a Lista L (única) venceu, com cerca de 70% dos votos, todos os membros dos órgãos sociais prestaram a sua vontade de levar por diante os destinos da Associação, elevando-a e dignificando-a, no desenvolvimento do seu plano de atividades.

O referido plano foi explanado em linhas muito gerais pela nova Presidente da Direção, Maria Miguel Lemos, que muito resumidamente explanou o trabalho que pretendem realizar ao longo deste ano letivo.

Na presença de Suas Excelências o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Dr. Jorge Pato, Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, Professor Álvaro Reis, Coordenador da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, Professor Acácio Albuquerque e, por último o Professor Juan Moreira, que foi membro da primeira Associação de Estudantes deste Estabelecimento de Ensino, deu-se início a um novo capítulo em que a nova Associação de Estudantes se propõe  dinamizar e dar o seu contributo para melhorar a Escola Secundária de Oliveira do Bairro.

 

 

No ano letivo 2021/2022 o AEOB associou-se mais uma vez à Green Cork, tendo participado com empenho e entusiasmo em vários desafios. Na Campanha de Recolha de Rolhas de Cortiça obteve-se o 2º lugar a nível nacional. Este resultado superou as expectativas iniciais, conseguindo-se recolher mais de 400 kg, registando-se um aumento de mais de 40%. As rolhas de cortiça usadas foram entregues no Hipermercado Continente de Aveiro graças ao transporte, gentilmente, cedido pela Câmara Municipal.

 

No desafio “Enfeites de Natal”, a ESOB foi a primeira classificada a nível nacional. Foi com um enorme orgulho que o AEOB se fez representar na cerimónia de entrega dos prémios, decorrida no final do mês de outubro, por um elemento da direção, Juan Moreira, pela coordenadora do Programa Eco-Escolas na ESOB, Sandra Faria, e pela coordenadora de projetos do agrupamento, Madalena Cláudio.

 

 

 

Estes resultados só foram possíveis com o apoio e colaboração da Direção, CMOB, Pessoal Docente e Não Docente e especialmente, os alunos que contribuíram entusiasticamente para o sucesso desta Campanha. 

 

A participação do AEOB neste programa permitiu trabalhar na comunidade escolar alguns Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, fomentando uma maior consciencialização da necessidade de preservarmos o Planeta Terra.

As responsáveis pela dinamização desta Campanha no AEOB, endereçam desta forma, um enorme Bem-Haja a todos os envolvidos, que colaboraram e contribuíram para este excelente resultado e em especial à professora Elisabete Almeida, que coordenou o projeto Desenvolvimento Sustentável no AEOB.

 

A equipa do Desenvolvimento Sustentável

 

 

Contactos

      Rua  Dr. Acácio de Azevedo, nº 28

  Tel: 234 747 747

 E-mail: secretaria@aeob.edu.pt