No passado dia 27 de setembro de 2019, os alunos, docentes e não docentes da Escola Básica 2,3 ciclos Drº Fernando Peixinho desenvolveram uma atividade interdisciplinar, dentro do projeto de flexibilidade, com o nome “O Arroz”, onde apesar de existirem arrozais tão perto da comunidade escolar e residencial, os alunos, na sua maioria, não sabem de onde ele vem.
Este dia iniciou com uma caminhada com cerca de 160 alunos, dos 2º e 3º ciclos, acompanhados por professores e auxiliares da ação educativa até aos arrozais, situados a aproximadamente 4,5 Km, no Parque do Ribeirinho. Tivemos o privilégio de sermos escoltados pelos senhores Guardas da Guarda Nacional Republicana, desde já o nosso maior agradecimento ao senhor Capitão de Infantaria, Comandante Cláudio Miguel Rodrigues Lopes pelo apoio que nos facultou.
Este dia ficou marcado pela encruzilhada de palavras, costumes (do tradicional à atualidade), regionalismo, culturas agrícolas; conhecimentos químicos e físicos; pelo estudo da natureza e do ambiente; distâncias; exercício físico; caraterísticas geográficas; as diferentes línguas a pronunciarem o mesmo tema, a evolução tecnológica, mas acima de tudo: pelo fato de se partilharem um conjunto de saberes fora da sala de aula e de um modo tão presente, tão palpável, tão saboroso, com um cheiro tão próprio de risadas, alegria, partilha e acima de tudo de aprendizagens.

Agradecemos também a disponibilidade do senhor Presidente da Junta de Freguesia de Oiã, professor Victor Oliveira pela sua partilha, pela sua exposição de conhecimentos sobre o arroz, fazendo-nos recuar umas décadas no tempo e através da sua voz vislumbrarmos as pessoas a trabalharem nos campos, onde cada pedacinho daquela planta era aproveitado para as pessoas, para os animais e onde nada era deitado fora.
Outros tempos, outras realidades foram expostas num espaço físico acolhedor , onde se passou um dia magnifico, apesar de não se ter conseguido ver as máquinas a funcionarem, os alunos não se acanharam e já com os seus objetivos previamente definidos: entrevistaram os agricultores, viram as máquinas e quais as suas funções, fotografaram, registaram algumas anotações e regressaram mais ricos de saber, saber estar acompanhado por uma disciplina física de exercícios e brincadeiras.
Não será demais referir que o dia 27 foi escolhido com um propósito: foi o Dia Mundial do Desporto. Apesar de neste momento não haver um espaço físico para a prática de desporto na nossa escola, esse não foi um obstáculo, mas sim um estímulo para um trabalho conjunto em prol do ambiente, do conhecimento e da saúde (desporto). Obrigada a todos aqueles que participaram nesta “Aventura” de uma forma tão ativa e responsável.