Sophia e a Grécia Sophia e a Grécia Sophia e a Grécia
Entre os dias 4 e 13 de novembro de 2019, o átrio de entrada da ESOB acolheu a exposição evocativa do centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, intitulada “Sophia e a Grécia”. Esta atividade foi dinamizada pelo Núcleo de Estágio de História do nosso Agrupamento e resultou na mostra de trabalhos elaborados pelos alunos da turma D do 10º ano, no âmbito da disciplina de História A, visando assinalar a referida efeméride e, ainda, com o objetivo de divulgar a obra da poeta e o seu fascínio pela cultura clássica, em particular a da Antiga Grécia.

No último dia da exposição, a mesma foi enriquecida por uma encenação de duas estátuas vivas que pretenderam, de forma simbólica, enaltecer a originalidade da escrita de Sophia e a forte presença do mar na sua obra.
As dinâmicas criadas durante o processo de planificação e concretização dos trabalhos e posterior exposição dos mesmos, espelharam um franco compromisso com os objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento, nomeadamente, “assumir a escola como espaço de cidadania e expressão cultural e artística”.