A voz que não se calaO Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, ESOB, assinalou, a 10 de dezembro de 2019, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, evocando, deste modo, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A efeméride foi celebrada por alunos e professores de diferentes anos e disciplinas, uma vez que a mesma representa um marco histórico para todos os que respeitam e defendem a dignidade humana.
As atividades dinamizadas tiveram como objetivo convocar a comunidade escolar para a reflexão sobre a necessidade de compreenderem e valorizarem os direitos humanos, assumindo, igualmente, o compromisso com o respeito, defesa e promoção dos mesmos. Assim, resultando da diversidade, riqueza e conjugação de diversas sinergias, houve declamação de poemas originais por alunos do 12º A, música interpretada pelo 11º A e frases apelativas, escritas pelos alunos do 11º B, as quais foram colocadas em lugares estratégicos da escola. Paralelamente decorreu, no átrio de entrada da escola, uma exposição contemplando os melhores textos produzidos pelos alunos do 10º D e do 11º D, sobre o tema “O meu discurso sobre os Direitos Humanos”. Também neste local foi colocada uma instalação artística realizada pelos alunos do 11º D, intitulada, “Todos os Seres Humanos – Teia da Interculturalidade”.

Num quadro em que se colocam novos desafios e se redefinem os paradigmas da escola e das aprendizagens, exigindo-se, neste contexto, a valorização e o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático e se rejeitem todas as formas de discriminação e de exclusão social, não se pode ficar a contemplar, passivamente, os feitos conseguidos nem se resignar face aos desmandos dos tempos paradoxais que vivemos. Novos desafios se colocam à problemática dos Direitos Humanos, nomeadamente o direito a um ambiente sustentável para todos, onde impera atuar com exigência. E temos a certeza que ao promovermos atividades como esta, estaremos a dar o nosso contributo para a formação de cidadãos livres, autónomos, responsáveis, conscientes de si próprios e do mundo que os rodeia, capazes de lidar com a mudança e a incerteza num mundo em rápida transformação.
Os professores António Travassos e Elsa Pinhal