Foi no início deste mês, de 1 a 3 de fevereiro de 2020, que um grupo de 42 alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, acompanhados por três professoras, viajou até à República da Irlanda e Irlanda do Norte. Saíram bem cedo, ainda de madrugada, da escola, e já se sentia o entusiasmo (algum nervosismo também) daquela que seria para muitos a primeira viagem de avião e estadia num país diferente.

Foram, de facto, três dias extenuantes, mas tão ricos em experiências e sensações que só uma vivência em contextos culturais tão diferentes consegue proporcionar. Ficam na memória, entre outras, a visita guiada ao Trinity College – universidade de Dublin - com a sua memorável biblioteca; a Guiness Storehouse – a fábrica de cerveja mais famosa da Irlanda; o passeio pelo icónico bairro Temple - com os seus bares e ruas de comércio e a promenade de final de tarde pela margem do rio Liffey. Da visita a Belfast, Irlanda do Norte, além do Titanic Museum ficam agora vivamente gravadas as letras de Bono Vox e dos U2, no muro da vergonha que, ainda hoje, divide católicos e protestantes. The Giant’s Causeway ou a Calçada do Gigante, uma das maravilhas da natureza que integra a lista do Património Mundial da UNESCO, localizado junto ao mar, foi também um dos pontos altos da visita.
No regresso a casa fica a lembrança, o sabor a pouco e o desejo de repetir!