10 de dezembro

O átrio de entrada da Escola Secundária de Oliveira do Bairro tornou-se o palco principal das Comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste espaço encontra-se uma exposição de diversos trabalhos elaborados pelos alunos e desenvolvidos no âmbito da articulação entre as disciplinas de História A, História B e Psicologia.

O primeiro núcleo da exposição exibe cartazes criados pelos alunos do 2.º A, no contexto da disciplina de Psicologia, alusivos a biografias de personalidades mundiais, as quais, através da sua ação na defesa dos Direitos Humanos, se tornaram modelos de Inconformismo Social.

O segundo espaço expositivo insere-se no tema “75 Anos da ONU|65 Anos da adesão de Portugal à ONU” e contempla um painel ilustrativo de Retratos de Portugueses na ONU, realizados pelos alunos das turmas do 11º E, do 12º D e E. Aqui, destaca-se, através de imagens e de pequenos textos informativos, o papel e a projeção de alguns portugueses que ocuparam cargos de relevância na ONU, nomeadamente o seu contributo para a concretização dos múltiplos objetivos desta organização. Um outro painel exibe cartazes, elaborados pelos alunos do 12º D, referentes ao tema “Refugiados: números que são pessoas”, numa abordagem que lança um desafio à reflexão sobre as esperanças e as atrocidades com as quais são confrontados muitos daqueles que, desenraizados das suas origens, procuram, noutros países, melhores condições de vida.

No último núcleo da exposição podemos ver trabalhos, em diversos formatos, realizados pelos alunos do 11º D e F, sobre o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos”.

Num segundo palco – a Biblioteca da ESOB, foram exibidos pequenos filmes e expostos livros e revistas, cujos conteúdos abordam, em diversas vertentes, a temática dos Direitos Humanos. Aqui, decorreu uma aula de História A do 12.º E, em que os alunos leram, ouviram e discutiram alguns dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, excertos do livro de Primo Levi “Se isto é um homem” ou pequenas notícias de revistas reveladoras dos avanços em prol dos Direitos Humanos em diferentes regiões do mundo.

O envolvimento dos alunos na dinâmica criada pelas atividades comemorativas acima mencionadas, passou, também, pela realização de visitas guiadas aos núcleos da exposição, para as turmas do 12º D, 12º E, 2º A e 3º A, visando proporcionar-lhes momentos de reflexão e de análise crítica.

O culminar destas comemorações foi a apresentação coreográfica da música "Heal the world", interpretada pelo 10.º E e alguns alunos do 10.º C, dinamizada pela professora de Filosofia. Esta atividade decorreu no átrio da ESOB no intervalo da tarde, a que assistiram alunos e outros elementos da comunidade escolar.

Para finalizar, queremos deixar um agradecimento a todos aqueles que contribuíram para a concretização e sucesso desta iniciativa.

 

Professores de História e Filosofia da ESOB

 

Contactos

Rua  Dr. Acácio de Azevedo, nº 28

  Tel: 234 747 747

Fax: 234 748 227   

 E-mail: secretaria@aeob.edu.pt

Social

 

Parcerias