O Green Cork Escolas consiste num programa que aposta na parceria com a comunidade escolar na promoção de iniciativas ambientais mais conscientes, responsáveis pela preservação e respeito à natureza.

Este programa Green Cork visa a promoção da sustentabilidade e divulga a cortiça como material totalmente reciclável e reutilizável. Além disso, a recolha de rolhas de cortiça contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro.

Como o AEOB acredita que a Educação é um importante meio para que estilos de vida humanos degradantes do ambiente possam ser modificados, de forma a contribuir para a sustentabilidade e para o bem-estar de toda a vida na Terra, aproveitou esta oportunidade para colaborar nesta missão da Green Cork.

Para que este contributo fosse mais significativo, o engaje entre as Coordenadoras do Programa Eco-Escolas, Elisabete Correia e Lina Martins, e as Coordenadoras de Cidadania e Desenvolvimento, Madalena Cláudio e Dina Moreira possibilitou que esta Campanha de recolha de rolhas acabasse por envolver toda a Comunidade Educativa. Promoveu-se um concurso entre as turmas do Agrupamento, onde foi possível apurar, em cada estabelecimento de ensino, a turma que recolheu maior quantidade de rolhas de cortiça usadas. Às turmas vencedoras, nomeadamente, 11º F, na Escola Secundária, 6ºB da Escola Dr. Acácio Azevedo, 5ºF, da Extensão Frei Gil e 5º K da Escola Dr. Fernando Peixinho foi entregue um prémio simbólico a cada aluno, como forma de reconhecimento e agradecimento pela participação empolgada nesta Campanha.

No final do ano letivo anterior, e em pouco mais de um mês, foram recolhidos mais de 300 kg de rolhas de cortiça usadas e entregues no Hipermercado Continente, parceiro desta Campanha da Green Cork, juntamente com a Quercus. Desta forma, o AEOB, alcançou o 2º lugar a nível nacional, traduzindo-se num prémio de 500 euros em Cartão Dá Continente. Além deste magnifico resultado há a destacar ainda, o contributo significativo do Agrupamento na redução da quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário e simultaneamente, defesa e valorização da rolha de cortiça como um produto plenamente ecológico, além de possibilitar financiamento para a plantação de espécies autóctones através deste retorno da recolha de rolhas.

O AEOB endereça, desta forma, um agradecimento especial, a todos aqueles que, com empenho, colaboraram e contribuíram para o alcance destes resultados.

| Classificação da campanha Green Cork Escolas |