António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, afirmou recentemente que as diferenças de rendimentos e a falta de oportunidades "estão a criar um ciclo vicioso de desigualdade, frustração e insatisfação."

A preocupação em inverter esta tendência está vincada na Agenda 2030 das Nações Unidas, concretamente no seu objetivo 10 – “Reduzir as desigualdades”. Assim, pretende-se até 2030, alcançar, progressivamente, e manter de forma sustentável, o crescimento do rendimento da população mais pobre, promovendo a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra, garantindo a igualdade de oportunidades.

No âmbito destas temáticas, o grupo de Geografia, através da iniciativa “FOTOGALERIA”, lançou o desafio de pesquisa e montagem de fotografias de realidades contrastantes/ desigualdades de desenvolvimento aos nossos alunos do 9.º e 12.º anos. Neste sentido, beneficiando do poder da imagem e do visual, divulga-se junto da comunidade escolar, o resultado desse desafio materializado na realização de exposições nas escolas do AEOB, denunciando problemas e despertando consciências.