No âmbito das disciplinas de Ambiente e Sociedade e Geografia, os alunos do 8.º ano de escolaridade do AEOB realizaram duas exposições, de modo a divulgar por toda a comunidade escolar os trabalhos que foram executados.

O segundo momento foi sair da escola e vir para fora, para o parque, desfrutar da natureza, do ar puro e do convívio entre todos os alunos. Fizemos atividades diversas como

Numa primeira exposição, foram dadas a conhecer as pirâmides etárias de vários países do mundo.  Na EB Frei Gil e na EB Dr. Fernando Peixinho, estes trabalhos permitiram que houvesse articulação entre a escola e a família, tendo os alunos beneficiado do apoio dos seus familiares na construção de pirâmides 3D. Ainda sobre este tema, na EB Dr. Acácio de Azevedo, foram também expostas pirâmides etárias construídas em papel milimétrico, a partir de um aplicativo do Excel, recorrendo às TIC, com realce da localização geográfica dos vários países num mapa mundo.

Numa segunda exposição, e com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para os problemas decorrentes e consequentes das alterações climáticas, os alunos construíram maquetes exemplificativas de atmosferas saudáveis e de atmosferas resultantes da alteração proveniente das atividades humanas.

Foram mobilizadas aprendizagens de diversas áreas do saber, em articulação com as TIC, tendo todos os trabalhos sido realizados de acordo com os objetivos do programa Eco Escolas, com recurso a materiais recicláveis. Pretendeu-se demonstrar a importância da sustentabilidade e do contributo na redução de resíduos.

Em ambas as iniciativas, verificou-se uma grande adesão dos alunos, tendo os mesmos demonstrado bastante interesse, entusiasmo e empenho, quer na execução, quer na apresentação dos trabalhos, mobilizando a comunidade escolar e educativa.

Foi possível, através da realização e da manipulação das maquetes, que os alunos tivessem uma perceção mais real e concreta dos assuntos abordados, facilitando a compreensão e a aprendizagem de todos, nomeadamente dos que demonstram ter mais dificuldades. É pretensão que estas maquetes, enquanto recursos educativos, sejam (re)utilizadas no Centro de Apoio à Aprendizagem.