A disciplina designada Experimentar Ciências Naturais é uma disciplina que foi criada no AEOB, no âmbito do Plano de Inovação 2019/2022. Nesta disciplina, os conteúdos foram trabalhados maioritariamente numa dinâmica de trabalho de projeto na qual o desenvolvimento da autonomia dos alunos foi o ponto fulcral.

As docentes partiram do que é natural nos alunos- o desejo de conhecer, de interagir e de experimentar - para os munir com ferramentas promotoras da sua formação numa perspetiva integral, com vista à sua autonomia e à formação de jovens críticos e interventivos.

Ao longo do ano letivo foram desenvolvidos vários projetos de carácter prático e outros teórico-prático. Na vertente prática, salientam-se os projetos “Sistema Terra num Garrafão”, “Influência dos fatores abióticos no desenvolvimento de bolor do pão”, “Será que conseguimos observar semelhanças e diferenças entre células eucarióticas animais e vegetais?” e “Arte na Biosfera”. Na vertente teórico-prática, salientam-se os projetos “Condições de vida na Terra”, “À descoberta dos fatores abióticos e da sua influência nos seres vivos” e “Sustentabilidade na nossa região”.

Aprender fazendo gera, segundo alguns dos nossos alunos, conhecimentos mais sólidos. As docentes acreditam que o trabalho desenvolvido contribuiu para a formação de alunos mais interventivos, autónomos, com maior literacia científica e, essencialmente, com mais vontade de fazer e aprender ciências!

Os projetos desenvolvidos na disciplina encontram-se publicados no site

As docentes que lecionaram Experimentar Ciências Naturais