No dia 18 de março decorreu a sessão distrital do Parlamento dos Jovens, no Centro de Artes de Águeda, subordinada ao tema: “Viver abril na educação – caminhos para uma escola plural e participativa”.

Foram deputadas pela Escola Dr. Acácio de Azevedo, Alexandra Costa, Matilde Cancela e Afonso Lemos; pela Escola Dr. Fernando Peixinho, Ana Rita Dias, Beatriz Pires e Catarina Policarpo e pela Escola Frei Gil, Raquel Oliveira, Lara Silva e Matilde Ferreira.

O período de debate com o deputado Hugo Oliveira (PS), foi acutilante e interessante, atendendo às perguntas pertinentes e atuais colocadas pelos jovens deputados.

O debate na generalidade e o debate na especialidade foram períodos muito enriquecedores para os jovens, pois tiveram oportunidade de colocar dúvidas e pedir esclarecimentos sobre os diversos projetos de recomendação.

Os nossos deputados defenderam e argumentaram os seus projetos de recomendação com muita pertinência e veemência.

Salientamos que o trabalho conjunto foi muito enriquecedor, pelo que a Escola Dr. Fernando Peixinho foi eleita como escola suplente, para a Sessão Nacional a realizar na Assembleia da República, tendo obtido um honroso sexto lugar, em quarente e cinco participantes.

No final de um longo dia de trabalho, os alunos mostraram-se muito satisfeitos com a sua prestação, considerando que é uma experiência a repetir.

A cada um dos jovens que participaram e embarcaram nesta aventura do Parlamento dos Jovens, um bem-haja!

A equipa do Parlamento dos Jovens do AEOB.

Berta Santos, Cristina Ferreira e Judite Teixeira