aeob.edu.pt

VI Percurso Literário-Cultural

VI Percurso Literário-Cultural

Encontro com a escritora Lurdes Breda

Encontro com a escritora Lurdes Breda


Projeto da ESOB vence a final da edição 2017 do Make It Possible

PARABÉNS à equipa vencedora.

Vencedor do primeiro lugar da edição 2017 do Make It Possible

Vencedor do primeiro lugar da edição 2017 do Make It PossibleProjeto da ESOB selecionado para o Evento Final do Make It Possible

O projeto Easy Park, desenvolvido pelos alunos Beatriz Bastião, Hugo Ferreira, Joana Claro, Margarida Cura, Mariana Fernandes, Miguel Pinto e Olavo Saraiva, foi um dos 12 escolhidos a nível nacional para estar presente no Evento Final do Make It Possible da AIESEC (“Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales”), que se realizou no dia 18 de março de 2017 na Nova School of Business and Economics, em Lisboa.

A ideia destes alunos é facilitar o estacionamento a pessoas portadoras de deficiência em lugares reservados para o efeito, através de um sistema de sensores que fazem baixar o pino que bloqueia o acesso ao lugar quando o automóvel se aproxima.

Uma vez mais, PARABÉNS à equipa vencedora.


Orçamento Participativo das Escolas

Orçamento Participativo das Escolas

O orçamento participativo das escolas é um processo estruturado em várias etapas que garante aos alunos a possibilidade de participar ativamente no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola, de acordo com as suas preferências, necessidades e vontades.

Consulte aqui | regulamento | projetos da Escola Dr. Fernando Peixinho | projetos da Escola Dr. Acácio de Azevedo |


Intercâmbio entre Oliveira do Bairro e Lamballe

Duas cidades geminadas, dois grupos de alunos e professores que se encontram e partilham saberes, projetos, culturas e sonhos.

No período de 1 a 9 de abril, os alunos do AEOB, participaram no intercâmbio com os alunos de Lamballe onde apresentaram os projetos Dança + (mais) – Escola Dr. Fernando Peixinho e Música – Escola Dr. Acácio Azevedo e os projetos dos alunos das Escolas de Lamballe, Sacré Coeur e Gustave Tery que visaram a Arte Dramática.

Intercâmbio entre Oliveira do Bairro e LamballeIntercâmbio entre Oliveira do Bairro e LamballeIntercâmbio entre Oliveira do Bairro e LamballeIntercâmbio entre Oliveira do Bairro e LamballeIntercâmbio entre Oliveira do Bairro e Lamballe

O primeiro dia em terras bretãs foi consagrado ao descanso e ao convívio com a família que acolheu cada um dos participantes. O segundo levou tanto os portugueses como os franceses ao Mont Sant-Michel e a toda a sua grandiosidade e história. Ainda no mesmo dia, os alunos puderam visitar o centro histórico da cidade de Sant-Malo, guardado pelas imponentes muralhas e sob o olhar do túmulo de um dos grandes escritores franceses, Chateaubriand.

Continuar...

Dia do Pai

Dando continuidade ao desenvolvimento duma  prática pedagógica articulada com a família, o jardim de infância de Oiã Nascente comemorou o dia do PAI com a realização de diversas atividades que incluíram os pais ou os seus representantes nas atividades diárias das crianças.

Participar nas aulas de natação, educação física, brincar com as crianças ou partilhar momentos de atividade na sala foram os desafios lançados que contaram com a adesão dos pais ou dos seus representantes para alegria das crianças e de toda a equipa pedagógica deste jardim de infância.

Bem hajam todos que puderam estar presentes!


Intercâmbio Oiã – Oia, Espanha

Nos dias 2, 3 e 4 de março, quinze alunos do segundo ciclo e duas docentes da Escola Básica Dr. Fernando Peixinho participaram num intercâmbio com duas escolas de Oia, Pontevedra – Colégio Mestre Manuel Garcia e Colégio Refoxos – no âmbito da geminação da Freguesia de Oiã com o Concelho de Oia. Esta actividade foi dinamizada e patrocinada pela Junta de Freguesia de Oiã que acompanhou os alunos nas pessoas do seu Presidente, Victor Oliveira e Secretária, Gina Diogo.

Os alunos visitaram a cidade de Baiona, o Museu Verbum em Vigo, o Castro e Museu Arqueológico do Monte de Santa Trega em A Guarda e a igreja do mosteiro de Santa Maria de Oia.

Com esta iniciativa, os alunos de Oiã tiveram a oportunidade de conviver com uma realidade escolar diferente, conhecer património natural e cultural, saborear a gastronomia local e principalmente fazer novos amigos no país de nuestros hermanos.

A Presidente da Câmara de Oia, os docentes dos dois colégios e as famílias dos correspondentes espanhóis foram inexcedíveis no carinho e atenção que deram aos nossos meninos, que vieram mais enriquecidos, sendo evidente a expressão de alegria dos seus rostos.

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro agradece à Junta de Freguesia de Oiã a oportunidade que facultou aos nossos alunos e aguarda com entusiasmo a visita dos alunos correspondentes espanhóis nos dias 20, 21 e 22 de abril.

As docentes, Diná Leal e Sandra Almeida

Clique para ver as fotos e notícia em jornal local


Alunos da ESOB lançam projetos para o desenvolvimento sustentado

Alunos da ESOB lançam projetos para o desenvolvimento sustentadoNo passado dia 25 de fevereiro os alunos do 10º e 11º anos deslocaram-se a Aveiro para participar numa mostra de ideias no âmbito do projeto MAKE IT POSSIBLE, da AIESEC (“Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales”). Os trabalhos realizados têm como objectivo contribuir para o desenvolvimento sustentado da comunidade e certamente exigiram grande pesquisa e capacidade de liderança destes alunos. Os trabalhos foram orientados pela Professora Ana Cristina Santos e no âmbito deste projecto estes jovens puderam contactar com a estagiária Deng.Ying, da China, e Mariam Sharmanashvili, da Geórgia. A turma A do 10º ano apresentou sabonetes fabricados com cinzas e ciclistas que produzem energia, nos projetos Washes: ashes wash e Ride the Future, respetivamente. Também preocupadas com o consumo de energia, a turma A do 11º ano apresentou o Rewater, para aproveitamento das águas sanitárias, e o 11º B apresentou o π Power, em que o nosso movimento produz a energia de que precisamos. Também não faltaram propostas no âmbito dos problemas sociais! O 10º C e D mostraram o seu projeto para reduzir a solidão, o Hug Loneliness, e o 11º A e C apresentaram ideias para angariar fundos para a leitura e o ensino com o Sharing pages. Finalmente, para o estacionamento destinado a pessoas portadoras de deficiência, estas turmas criaram o Easy Park. A ESOB foi uma das quatro escolas de todo o distrito de Aveiro a participar na exposição.

No próximo dia 11 de março os melhores projetos participarão num evento final, em Lisboa, e receberão os merecidos prémios. Resta-nos esperar pelos resultados. De qualquer forma, o empenho e a criatividade dos nossos alunos já fazem deles vitoriosos. Só assim se pode construir um mundo melhor!


Pág. 4 de 50

logotipo AEOBDescarregue aqui o nosso logotipo

GIAE

Exames

Provas de Aferição

email AEOBAEOB no FacebookAEOB no Youtube

Caixa de sugestões

Radio Escolar

Saber +

revist@mais

Avaliação Interna

Parcerias

Eco-Escolas

Free business joomla templates